Você sabe o que é BIM? Imagine desenvolver um projeto, em 3D, que permita a inserção de dados como compra de materiais e a simulação em tempo real de mudanças na estrutura.
O BIM é um método que possibilita todas essas facilidades e muito mais na construção civil. Acompanhe a seguir.
Para quem ainda desconhece o que é BIM – sigla de Building Information Modeling – trata-se de um método voltado à representação de características funcionais e físicas, digitalmente e em 3D, de uma construção, por exemplo, um edifício.
O BIM envolve dados de diversas fases de um projeto como planejamento, execução, implantação, manutenção e gerenciamento. As informações são organizadas de maneira integrada, possibilitando aos profissionais o acompanhamento de todas as etapas, em tempo real.
O BIM pode ser usado na construção civil por diferentes profissionais, entre eles projetistas e engenheiros. A metodologia apresenta diversas serventias como:
Possibilita cálculos automatizados permitindo a atualização mais fidedigna do desenho.
Integra cálculos e outras informações ao desenho.
Como o BIM representa as estruturas permanentes e temporárias de uma construção permite agilizar o gerenciamento de espaço, materiais e logística, melhorando a produtividade.
A partir do BIM é possível simular mudanças e analisar os seus impactos no projeto, sejam eles financeiros ou relacionados à produtividade.
A ferramenta permite a análise de impactos financeiros e técnicos a partir de simulações que são capazes de contribuir para eficiência energética, por exemplo.
A importância do uso do BIM é que o método facilita e minimiza a perda de informações ao longo de todo o projeto. Os dados são sustentados por uma base única e padronizada que pode ser modificada em tempo real.
Todos os profissionais envolvidos conseguem interagir, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas. Além disso, o projeto é compartilhado em nuvem tornando o armazenamento mais seguro.
É uma metodologia capaz de reduzir gastos desnecessários, prever e corrigir falhas com mais agilidade, acelerando as entregas com mais segurança e qualidade.
O BIM pode ser usado para diversas finalidades na construção civil. No entanto, é a possibilidade de usar parâmetros menos comuns que torna o método tão eficiente no setor.
Além de informações sobre espessura, altura e comprimento, presentes em projetos 2D de cortes e plantas baixas, essa metodologia permite a inserção de dados sobre fabricantes, materiais, orçamento, entre outros. Isso diminui ou até extingue o uso de diversas planilhas para cada segmento do projeto.
Outro fator interessante é que com esse método será possível simular diferentes materiais. Assim na compra dos revestimentos, por exemplo, será menor a probabilidade de erro em tamanho, espessura, altura e quantidades.
Agora você está por dentro do que é BIM, uma metodologia presente no Brasil desde os anos 2000 que facilita todo o processo de planejamento, execução e manutenção de edificações na construção civil.
Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais.
Preencha o formulário ao lado e nos deixe sua mensagem, retornaremos assim que possível.
Rua Fiandeiras, 929 - 1º andar, Salas 101 e 102 - Vila Olímpia, São Paulo - SP,
04545-006
(11) 94337-2021