Voltar para o ínicio
O que são hidrantes - hidrantes - projeto hidráulico

Hidrantes: O que são e como funcionam

  • Artigos
  • 20, janeiro 2025
  • 2 min de leitura
Navegue por tópicos

O hidrante é um sistema essencial de segurança contra incêndios em edificações, sendo utilizado para fornecer água rapidamente no combate às chamas. De acordo com a NBR 13714, é um ponto de tomada de água que possui uma ou duas saídas, dependendo do tipo (simples ou duplo). 

O objetivo principal do hidrante é permitir o acesso rápido e seguro à água, facilitando a atuação dos bombeiros ou de pessoas capacitadas em casos de incêndio. Confirma mais a seguir.

Para que serve os hidrantes?

É uma ferramenta essencial de segurança, usada por bombeiros ou pessoas treinadas, para conectar mangueiras de incêndio e acessar a água proveniente da rede pública ou de reservatórios específicos. O hidrante é instalado em edifícios, áreas públicas, comerciais e industriais, garantindo que, em caso de emergência, haja um ponto de fornecimento de água de fácil acesso para controlar o incêndio.

Os hidrantes são projetados para atender a diferentes necessidades, com modelos variados que podem ser instalados tanto em áreas externas quanto internas, dependendo da infraestrutura do local. 

Como os hidrantes funcionam?

Os hidrantes funcionam manualmente e para conseguir utilizá-lo é preciso abrir a válvula, geralmente girando uma alavanca ou utilizando uma chave de mangueira. Na sequência,  uma mangueira de incêndio é conectada ao esguicho do hidrante.

Quando a mangueira está conectada e a válvula está aberta, a água flui sob alta pressão, sendo direcionada para o fogo.  A água liberada é usada para resfriar e extinguir as chamas. Vale ressaltar que o sistema de hidrantes é eficaz no controle de incêndios pequenos e médios até a chegada dos bombeiros ou o uso de outros sistemas, como sprinklers.

Quais são os tipos de hidrantes?

Existem diferentes tipos de hidrantes, pois cada um é projetado para atender a necessidades específicas, considerando o local de instalação, o tipo de incêndio e a facilidade de acesso para os bombeiros. A seguir, confira os principais tipos de hidrantes:

Hidrante de solo

Também conhecido como hidrante urbano é comum em áreas com grande circulação de pessoas. Pode ser utilizado apenas pelo Corpo de Bombeiros, que possui a chave do registro para ativá-lo.

Hidrante de parede

Esse tipo é bastante comum em shoppings e condomínios residenciais. Para usar é preciso ter conhecimento básico para operar.

Hidrante de recalque

É comumente encontrado na frente de edificações, como condomínios residenciais, armazenado sob uma tampa de ferro na calçada. 

Hidrante industrial

É instalado em locais estratégicos nas redes hidráulicas de indústrias. Possui a mesma função do hidrante urbano, que é fornecer água para abastecer as viaturas do Corpo de Bombeiros, permitindo um combate rápido e seguro ao incêndio.

Conclusão

Os hidrantes são essenciais para o combate a incêndios, fornecendo água rapidamente para as equipes de emergência. Garantem a segurança de pessoas e propriedades, permitindo o controle eficaz das chamas em áreas públicas, comerciais, industriais e residenciais. Por isso precisam fazer parte de todo o planejamento hidráulico durante a construção das edificações.

Confira também o nosso artigo sobre O que é BIM?

Artigos semelhantes

Sprinkler - O que é um Sprinkler

Sprinkler: O que é e quais são os tipos

Saiba mais

Busway - O que é Busway

Busway: O que é e como funciona!

Saiba mais

Projeto elétrico - o que é um projeto elétrico - instalações elétricas

Projeto elétrico: Tudo que você precisa saber

Saiba mais

Como podemos te ajudar?

Preencha o formulário ao lado e nos deixe sua mensagem, retornaremos assim que possível.

Escritório

São Paulo

Endereço

Rua Fiandeiras, 929 - 1º andar, Salas 101 e 102 - Vila Olímpia, São Paulo - SP,
04545-006

Telefone

(11) 94337-2021

    © 2024 Teixera e Souza. Todos Direitos Reservados.